América 2010


Go to content

01/01/2010

Bolívia

E 2010 chegou às margens do Lago Titicaca!!! Tudo bem que os fogos da Copacabana boliviana não chegam aos pés da carioca, mas não tem preço virar o ano num lugar tão exótico e bonito!
A forma como os bolivianos comemoram, com chapéus engraçados e músicas muito estranhas é divertido. Outra particularidade é como eles lidam com os fogos, sem se preocupar com qualquer segurança. Mais de uma vez nos assustamos com rastros de fogos passando raspando do nosso lado, como foguetes rasteiros no chão.
Infelizmente a diferença no fuso pesou (seriam 2 da madrugada em Brasília) e quando passou um pouco da meia noite voltamos ao hotel para descansarmos. O dia seguinte seria pesado, com uma escalada que só ao olhar de longe já cansa... E como o check out do hotel é mais cedo que o habitual, às 10:30, precisávamos começar o passeio bem cedo para dar tempo de voltar, tomar um banho e arrumar as coisas para voltarmos a La Paz.

Eu e Gabriel começamos a visita ao Cerro Calvário bem cedo, por volta de 7:40 da manhã. Considerada uma das atrações religiosas mais importantes da Bolívia, trata-se de uma subida relativamente íngreme ao topo de um morro que fica de frete para o Lago. Durante o percurso surgem cruzes representando as estações do calvário de cristo. Curioso é que os fiéis que sobem o morro deixam um pedrinha em cada uma dessas cruzes.
Após meia hora de caminhada (achei que seria mais), alcançamos o topo, onde ficam alguns monumentos religiosos, além de um coleção de velas e flores deixadas por fiéis. O passeio todo foi bacana, o Cerro Calvário em si é muito legal com suas estátuas e cruzes, mas - novamente - o que mais valeu a pena foi a vista lá de cima. Tínhamos visão completa da cidade de Copacabana e do Titicaca!
Ainda de manhã pegamos um ônibus de volta a La Paz e decidimos tirar a tarde para descansar um pouco...


Back to content | Back to main menu