América 2010


Go to content

31/12/2009

Bolívia

Agora, em La Paz, estamos realmente em uma cidade alta, porém, tirando a falta de ar quando subimos alguma escada ou ladeira, não sentimos nenhum dos tão falados efeitos da altitude.
Por falar em La Paz, que cidade diferente... Desde que saímos ontem do aeroporto de El Alto e vimos a capital boliviana de cima que temos a sensação de estarmos numa cidade singular. Hoje, quando seguimos de van para Copacabana, chamou a atenção os contrastes dessa cidade... Enquanto passávamos por casebres pobres e crianças pedindo dinheiro na beira da estrada, o contraste da beleza da Cordillera Real emoludurava a paisagem.
Chegamos em Copacabana na hora do almoço, nos hospedamos, compramos tickets para o passeio da tarde, engolimos um sanduíche e nos dirigimos ao porto às margens do Lago Titicaca. Após 1 hora e meia dentro do barco nós chegamos à Isla del Sol onde, diz a lenda, nasceu a cultura Inca. A primeira parada foi no lado sul da ilha, onde visitamos a comunidade Yumani. Após uma caminhada de respeito por algumas centenas de degraus na companhia de mulas e alpacas, alcançamos a parte mais alta da trilha e o visual do Titicaca lá de cima é simplesmente inenarrável, portanto, melhor do que tentar descrever, melhor postar uma foto.
Descemos ainda com 20 minutos antes do barco partir e pudemos descansar um pouco. Aproveitamos que umas bolivianas estavam vendendo roupas feitas com lã de alpaca para comprarmos dois casacos, pois passamos por mal bocados na ida para a ilha. Inventamos de ficar na parte de cima da embarcação - que é aberta e poderia render boas fotos - e sofremos um monte com o vento frio que sopra nas bandas de cá...
De volta às águas do Titicaca para um pequeno trecho de 10 minutos e atracamos na parte norte da ilha para visitar um templo (Challapampa, é o que consta no ticket, mas não vi nenhuma indicação no local).

A caminhada na parte norte foi muito mais breve do que a anterior e após 15 minutos voltamos ao barco para mais 1 hora e meia de Titicaca (dessa vez na parte interna e sem frio). Desembarcamos em Copacabana às 18:00 e fomos comer algo, já que não tínhamos almoçado.
À noite, já nos preparativos para o reveillon, encontrei minha amiga dos mochileiros.com Camila, que veio de São Paulo com duas amigas para passar a virada de ano em frente ao Titicaca. Camila fez um roteiro diferente do nosso e estava chegando de Machu Picchu, cheia de histórias para contar. Se tudo der certo, ainda iremos fazer alguns passeios juntos em La Paz e no Atacama!
Passamos num mercadinho e compramos um vinho boliviano (muito ruim, por sinal, não recomendo a ninguém - ainda bem que o próximo país que iremos é o Chile!) e sentamos num dos restaurantes que ainda estavam abertos para papear e esperar a meia noite chegar...


Back to content | Back to main menu