América 2010


Go to content

09/01/2010

Bolívia

Superados os percalços, enfim iríamos iniciar o passeio pelo Salar de Uyuni... Ao chegar na Colque, fui verificar os nomes que iriam compor o meu carro e confesso que fiquei aborrecido de saber que seriam 2 alemães e 2 colombianos. Quando juntamos meu grupo com o do Alexandre, a ideia era justamente proporcionar maior interação entre todos no carro.
Enfim... Antes de iniciarmos a viagem, nosso guia se apresentou: Edgar, pero todos me llamam Charles Bronson! Pior que se não fosse o tom da pele mais moreno, ele realmente se parecia com o grande Bronson...
Antes de chegarmos no Salar propriamente dito, a primeira parada foi no cemitério de trens. Nada de exuberante, mas resultou em boas fotografias. Em seguida passamos na comunidade Colchani para comprar artesanato feito de sal para, então, adentrarmos o imenso mar branco de Uyuni! Aos meus amigos: quem tiver a oportunidade FAÇA esse passeio!

É fantástico olhar para todos os lados e enxergar somente um branco enlouquecedor. O carro se move em alta velocidade, mas isso é imperceptível, pois todos estamos hipnotizados.
Visitamos rapidamente o hotel de sal (sim, um hotel onde tudo é feito de sal) e seguimos para a Isla Incahuasi para almoçar. A ilha em si é um capítulo à parte da aventura... Com cactus de até 8 metros de altura e rodeada por sal em todos os lados que olhamos, a caminhada que fazemos pelas suas rochas é algo fenomenal.
Já a caminho do hotel, fizemos uma última parada em um trecho do Salar onde a água rasinha forma um espelho natural que deixa todos de queixo caído. Gabriel correu de um lado pra outro na água a ponto de sua calça ficar toda branca de sal (detalhe, a única calça que trouxemos pro passeio - aliás, única calça e único par de meia... estamos sem roupa limpa... imagine Gabriel e seu chulé com apenas um par de meia durante 3 dias!).

Um parênteses aqui para falar da Colque Tours: quem acompanha esse diário sabe que todos os passeios, de La Paz e de Uyuni, fiz com a Colque. Indico a todos essa agência. Fabíola, pessoa que me atendeu em La Paz é simpática e super prestativa. E não tenho o que reclamar do trabalho deles. E, para completar, eles têm um hotel próprio para esse passeio do Salar, com toda a estrutura necessária.
Em meio a lhamas que passeavam perto da gente, assistimos ao sol se pôr antes de colocarmos as baterias pra carregar e descansar para o dia seguinte.
Ah... E a globalização do nosso carro, se mostrou uma grata surpresa. Tanto o casal alemão quanto o colombiano são excelentes. Com todos tentando falar um pouco em espanhol, um pouco em inglês, a comunicação fluiu muito bem. Nos sentimos rodeados de bons amigos e nos divertimos um monte até o apagar das luzes!


Back to content | Back to main menu