América 2010


Go to content

18/01/2010

Peru

E tudo, no final das contas, se resumia a hoje. Hoje era o grande dia e estava difícil de segurar a ansiedade. Acordamos às 4:00 da manhã para que os porteadores pudessem desmontar as barracas e às 5:30 estávamos no último ponto de controle, rumo a Machu Picchu.
Porém, antes do gran finale, uma parada em Inti Punku, também conhecido como puerta del sol. Desse ponto, seria possível avistar a cidade de Machu Picchu, porém a chuva e a neblina nos frustraram. Enfim, mochilas nas costas e partimos para a última etapa do Caminho Inca. A animação era tamanha que até as argentinas estavam andando no pelotão da frente! E perto de 8:00 da manhã chegávamos na maravilhosa Machu Picchu. Acho que é o tipo de lugar que dispensa comentários e qualquer coisa que eu escreva aqui seria insuficiente, dessa forma, deixemos que as imagens valham por mil palavras...
Ah, a camisa do Fla Sucre em Machu Picchu foi uma homenagem ao nosso amigo Juan Ortega!

Quando estávamos na fila para deixarmos as mochilas no locker, uma surpresa: Alexandre e Charlimar aparecem feito dois doidos pulando na nossa frente! Como foi bom revê-los! Charlimar havia desistido da trilha inca e eles foram a Ica passear no Oasis de Huaquillas. Dessa forma, chegaram em Cuzco ontem e foram de trem até Águas Calientes para nos encontrar hoje!
E as coisas só não foram melhores porque caiu um pé d'água desgraçado. Até para tirar fotos ficava impossível. Acompanhamos as explicações da guia nos principais pontos da cidade e depois fomos nos abrigar na absurdamente cara lanchonete.
Depois de mais ou menos meia hora de espera, a chuva deu uma melhorada e resolvemos encará-la. Não tínhamos caminhado tantos dias para voltarmos sem nenhuma fotografia, né? Pelo menos conseguimos fazer o trajeto mediano de Machu Picchu.

Ao meio dia tomamos o ônibus para Águas Calientes com nossos amigos e almoçamos no restaurante onde Gilberto havia marcado para nos entregar os tickets do trem. Aproveitamos o momento para fecharmos passeios em Cuzco para os próximos 2 dias tendo Gilberto como guia particular. Sai um pouco mais caro que em agência, mas o conhecimento dele como guia, e a possibilidade de visitarmos outros templos que não fazem parte dos passeios tradicionais não têm preço.
Ás 18:00 subimos no trem e quando desembarcamos aconteceu a única bola fora da Puma's Trek em todo o passeio: nossos nomes não estavam em nenhum ônibus que ia para Cuzco. Tivemos que pagar do nosso próprio bolso, mas iremos à agência pedir o reembolso.
Já era bem tarde quando chegamos em Cuzco, acho que em torno das 23:00. Fomos ao hotel que deixamos reservado e, enfim, tivemos uma merecida noite de sono em uma merecida cama.


Back to content | Back to main menu