América 2010


Go to content

22/01/2010

Peru

A meta de hoje é conhecer 3 cidades em um dia. Devido à greve dos ônibus no Peru, teremos que fazer longos (e caros) percursos em taxis.
Às 3:30 da madrugada nosso carro estava nos esperando no hotel para uma viagem de 3 horas rumo a Paracas. Situada na costa peruana, Paracas será nosso primeiro contato de verdade com o Oceano Pacífico. Pouco antes das 7:00 chegamos à cidade, tomamos café da manhã e contratamos o passeio de barco até as Islas Ballestas.
Antes de chegarmos naquela que é chamada de Galápagos peruana, o barco passa pelo candelabro, um desenho na face de uma ilha cuja origem ainda é um mistério.
Mais 15 minutos navegando e alcançamos a atração principal! Repleta de leões marinhos, pinguins, pelicanos e tantas outras aves, a ilha é um paraíso ecológico. Não é possível descer em terra firme para interagir com os animais como em Galápagos, mas isso não diminui os atrativos do passeio.

De volta ao porto, tomamos outro taxi, agora em direção a Ica, a 1 hora de Paracas. Em Ica encontra-se o Oasis de Huaquillas, dica de Charlimar e Alexandre que Gabriel me fez incluir no nosso roteiro.
Almoçamos em um hotel/restaurante muito bom e, depois de um tempinho para a digestão, entramos em um buggy rumo às dunas de Ica. Não é o tipo de passeio que eu gosto, mas Gabriel adora. E como para se fazer o sandboarding era necessário contratar a aventura completa, lá fomos nós.
O buggy percorre em alta velocidade dunas altíssimas, chegando ao ponto de, em alguns momentos, voar por alguns segundos. Depois de alguns minutos nessa montanha russa natural, paramos no meio da areia quente para descermos algumas dunas deitados em uma prancha.
De volta ao hotel, chamamos mais um taxi, passamos pelo estádio de futebol de Ica e seguimos para a última cidade do dia: Nazca.

O percurso até Nazca dura 2 horas e no caminho nós passamos pela segunda "cabeça del inca" da viagem (apesar de o ponto forte da cidade ser a cultura Nazca e não a Inca) e por um mirador, onde tivemos contato com as duas primeiras Linhas de Nazca: a Árvore e as Mãos que serviram somente como um aperitivo, afinal, as formas mais famosas são observadas em um sobrevôo.
Chegando à cidade, fomos direto ao Hotel Alegria, indicação de Alba, Rosa e Alexandre. Além do hotel em si, também funciona do lado a agência Alegria, onde fechamos todos os pacotes possíveis para o nosso curto dia de amanhã. Justamente por conta do pouco tempo que temos, já que nosso ônibus para Lima sai às 16:30, tivemos que contratar alguns passeios privados, pagando um pouco a mais por isso.
Como o hotel tinha piscina, aproveitamos nos livrarmos da areia das dunas, lavarmos a alma e esquecermos da vida dentro d'água até anoitecer...


Back to content | Back to main menu