América 2010


Go to content

26/12/2009

Bolívia

5:30 da manhã chegamos em Corumbá. Tivemos que esperar até 7:30 na rodoviária para retirar as passagens do Trem da Morte na Indiana Tours (sei que fica um tanto mais caro, mas não quis arriscar ficar sem os tickets). Fica a dica aqui: é uma empresa confiável e não tivemos problema algum com a compra.
Depois de tomarmos café da manhã no centro de Corumbá, pegamos um taxi para a fronteira. Da mesma forma que já havia ocorrido quando visitamos o Uruguai, não nos foi exigido o documento de autorização para Gabriel... Enfim, a minha parte eu faço.
Já em Puerto Quijarro, aproveitamos o tempo livre antes do embarque para passear no shopping. Compramos dois ponchos de lã de alpaca e eu, como prometido, tomei duas long necks de Paceña, cerveja que já foi considerada a segunda melhor do mundo!
Depois de almoçarmos, seguimos para a estação, onde embarcamos às 12:45 rumo a Santa Cruz de la Sierra. A previsão é de uma viagem de quase 21 horas...
De morte, até agora, o trem não tem nada... Basta pesquisar na internet que a gente descobre que a linha não tem nada de perigosa e o motivo do nome é outro... Mas uma ressalva: o trem pode não ser da morte, mas que durante a tarde estivemos bem próximo ao Inferno, isso não se pode negar... Que calor insuportável! Mesmo com as janelas abertas, o calor não deu trégua. Pra piorar, nossas poltronas eram justamente do lado do sol. Agora o tempo já amenizou e minha esperança é que durante a noite tenhamos frio digno de ar condicionado para compensar a tarde...


Back to content | Back to main menu