América 2010


Go to content

29/01/2010

Equador

Depois do café da manhã, buscamos nossas bicicletas e seguimos pela Ruta de las Cascadas. É um trecho de 58km, passando por várias cidades, em que é possível se visitar diversas cachoeiras. Como só temos o período da manhã, com ajuda do mapa que a agência nos deu, planejamos um trecho de 21km em aproximadamente 4 horas, parando em 3 cachoeiras.
Saimos de Baños, passamos por Ulba e aos 3km chegamos na Cascada de Agoyan. Cruzamos o abismo em uma tarabita para visitarmos a cachoeira antes de continuarmos a pedalada. Mais 4km e depois de passarmos por um túnel, encontramos a cachoeira mais famosa da região: Manto de la Novia. Novamente tivemos que andar de tarabita e caminhar em uma trilha muito bacana para chegar quase atrás da queda d'água, o que rendeu ótimas fotos! O Manto de la Novia é muito alto e forte, nos deixando molhados à medida que nos aproximávamos.

Iniciamos o trecho mais longo de 10km até Rio Verde (no caminho paramos rapidamente para uma foto na cachoeira San Jorge, mas como essa era bem pequena, nem chegamos a visitá-la). Deixamos as bicicletas no restaurante onde iríamos almoçar de caminhamos por 15 minutos até a cachoeira Pailón del Diablo, talvez a mais bonita de todas!
Pedalamos mais 4km até um ponto onde é possível embarcar em uma chiva (com as bicicletas no teto) para voltar. Passamos na agência para devolver as bicicletas, no hotel para pegar as mochilas e corremos para a rodoviária. Conseguimos chegar 1 minuto antes da saída do ônibus de 14:30 para Quito.
Quito é uma cidade grande, como toda capital que visitamos, mas o trânsito é muito mais organizado do que Lima ou La Paz. Nos hospedamos em La Mariscal, um dos pontos turísticos da cidade, e saímos para buscar uma agência que fizesse o passeio à Laguna Quilotoa. Ao que parece, a grande maioria do comércio fecha às 19:00 e depois de caminharmos um monte, desistimos do passeio...
Resolvemos comprar algo para lanchar quando, numa esquina, encontramos a única agência que ainda estava aberta! Eles faziam o passeio à laguna e o valor era de 40 dólares por pessoa. No entanto, como não havia gente suficiente para fechar um grupo de 4 pessoas, nossa opção seria pagar 80 dólares cada um e fazermos um tour privado. Como só temos o dia de amanhã para conhecer a laguna (no domingo temos que estar no aeroporto às 16:00 e não daria tempo), topamos pagar... Foi caro, eu sei, 160 dólares é muito dinheiro, mas a Laguna Quilotoa era um dos passeios que eu mais queria fazer no Equador.
Compramos alguns sanduíches numa lanchonete e voltamos ao hotel para descansar. Amanhã faremos a última aventura da viagem e - mais uma vez - teremos que acordar bem cedo...


Back to content | Back to main menu